Oportunidade permitiu ampliar conhecimento teórico-prático sobre cirurgia de escoliose
Representando o Hospital Universitário de Santa Maria, da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM), o ortopedista Vinícius Orso participou do II Mutirão de Escoliose realizado no Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), no Maranhão. As duas unidades hospitalares são vinculadas à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que por meio da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) e da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), proporcionaram a ida dele e de mais seis médicos da Rede Ebserh ao HU-UFMA, no final de 2023.
O mutirão atingiu um total de 12 cirurgias em pacientes de 7 a 20 anos, durante três dias. Além de reduzir a fila e proporcionar qualidade de vida, visou também ampliar conhecimento teórico-prático sobre a cirurgia de escoliose para ortopedistas especialistas em coluna de seis Hospitais Universitários da Rede Ebserh, entre eles, o HUSM.
Muito feliz em poder participar do mutirão, Vinicius Orso abordou a relevância da capacitação para a qualificação profissional.
“Eu não conhecia esse projeto, mas foi uma experiência muito gratificante, uma troca de conhecimento importante. Com certeza, agregou muito e pretendo trazer para o hospital de Santa Maria”, disse.
Atualização em escoliose
A ação é uma parceria do HU-UFMA com o Brazilian Spine Study Group (BSSG) – organização formada por médicos especialistas em cirurgia de coluna vertebral, que promove mutirões de cirurgia de escoliose nos hospitais do Sistema Único de Saúde. Como esta edição permitiu o envolvimento de profissionais de outros hospitais da Rede,o ortopedista pôde acompanhar de perto as cirurgias e as diferentes fases que envolvem o procedimento, como parte da capacitação para ser multiplicador no HUSM.
Fazendo parte da programação, foi realizada a 1ª Atualização em Escoliose do HU-UFMA, com discussão clínica dos casos selecionados, no primeiro dia, e a observação de cirurgias e o acompanhamento pós-operatório dos casos, nos demais dias. Foram 11 instrutores, sendo dois do HU-UFMA – Sebastião Vieira de Morais (chefe do Serviço de ortopedia) e Francisco Felipe de Carvalho – e nove da organização BSSG.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a escoliose atinge mais de seis milhões de brasileiros, sendo mais frequente no sexo feminino. Ela é uma deformidade da coluna vertebral que pode trazer sequelas irreversíveis para alguns órgãos e sistemas, como o cardiorrespiratório e o neurológico, quando não tratadas em tempo hábil.
Sobre a Ebserh
O HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Danielle Morais, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh
Fonte: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sul/husm-ufsm/comunicacao/noticias/ortopedista-do-husm-participa-de-mutirao-de-cirurgias-no-hospital-universitario-do-maranhao